Setur- MA oferece Curso de Organização de Eventos na Vila Embratel

O curso capacitou 47 pessoas, nos dias 29 e 30 de agosto, e teve carga horária de 8 horas (Foto: Divulgação).

 

 

Muitos eventos, em solo maranhense, têm grande potencial como atração turística. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), dá continuidade às ações no Polo São Luís com a realização do curso ‘Organização de Eventos’ para os moradores da Vila Embratel, na área Itaqui Bacanga, em São Luís. Comunidade conhecida por realizar a tradicional Via Sacra, um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do Maranhão.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância da iniciativa como forma de preparar o segmento turístico e demais setores para receber ainda melhor os visitantes.

“O objetivo da qualificação é melhorar a performance dos eventos para que sejam mais atrativos e aumentem a demanda de turistas. Com isso, estamos investindo na eficácia da organização e realização deles, tornando a atividade mais rentável”, explicou a gestora Socorro Araújo.

O curso capacitou 47 pessoas, nos dias 29 e 30 de agosto, e teve carga horária de 8 horas, ministrado pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA. Durante as aulas, os participantes puderam aprender sobre a classificação de eventos e os conceitos práticos do mercado, baseados em criar oportunidades com os parceiros, visando incluir etapas de organização para a promoção.

A técnica da Setur-MA, Susana Feitosa, enfatizou que, a partir do momento que surgir a ideia, é importante trabalhar com o antes, durante e depois dos eventos.

“Destacamos sobre o planejamento, o apoio, como calcular a quantidade de comida e bebida e o número de pessoas por m². Falamos também sobre o plano que deve subsidiar os principais investimentos, estilo e montagem de salão, atentando à sinalização. Por fim, destacamos sobre a produção do checklist, para não esquecer de nada”, resumiu Susana Feitosa.

“Agradeço a oportunidade de aprender a participar do curso de Organização de Eventos ministrado pela equipe do governo. Pudemos aprender novas informações que são muito importantes sobre o planejamento e produção de eventos”, agradeceu a moradora da Vila Embratel, Jandira de Moraes.

O curso de qualificação profissional da Setur-MA tem como objetivo melhorar o planejamento e a operacionalização de eventos em todo o Maranhão, a fim de aumentar a chegada e permanência de turistas no estado, estreitando as relações comerciais entre empresas públicas e privadas, de modo a oferecer um número maior de serviços aos visitantes, influenciando de forma positiva na atividade comercial.

“A demanda aumentou bastante. Os turistas têm procurado informações sobre o evento, hospedagem e acesso aos atrativos turísticos do estado. Temos fornecido também roteiros para que eles tenham uma boa experiência. Temos praças, restaurantes, museus e umas das vistas de pôr do sol mais bonitas do Maranhão”, pontuou a coordenadora dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) da Setur-MA, Marília Ribeiro.

Programa ‘Mais Qualificação, Mais Turismo’

O programa busca promover a qualificação e capacitação de profissionais e empreendimentos ligados direta ou indiretamente ao turismo como forma de atualizar técnicas, prover melhorias nas operações e contribuir para a competitividade dos destinos turísticos em abrangência nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *