De acordo com o secretário, mais de 6 mil profissionais da área de segurança pública trabalharam nas eleições, mas o reforço do policiamento na Região Metropolitana de São Luís e no interior iniciou dez dias antes do pleito, com a realização de barreiras policiais e ações preventivas e ostensivas em pontos estratégicos por todo o Maranhão.
“Não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto. Registramos apenas 11 prisões em flagrante; 38 Termos Circunstanciais de Ocorrências (TCO), que são crimes de menor potencial ofensivo; e apenas 71 pessoas foram encaminhadas a Delegacias de Polícia Civil no dia do pleito, o que reforça a tranquilidade que tivemos no nosso estado”, disse.
Para o segundo turno previsto para o próximo dia 30, o secretário afirmou que o planejamento será o mesmo usado no primeiro turno, para garantir a tranquilidade da última votação. “Já estamos mapeando, por meio da Unidade e Estatística e Análise Criminal, os locais onde houveram essas pequenas ocorrências para que já seja feito [o planejamento] para o segundo turno. E a operação vai continuar de forma integrada, com o Sistema de Segurança Pública agindo em conjunto”, declarou.
Queda em índices de criminalidade
Durante a entrevista, o coronel falou ainda da queda de índices de criminalidade por todo o Maranhão durante este ano. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública, a Grande Ilha registrou uma queda de 28% nas ocorrências de roubos a residências e redução de 25% nos casos de roubos a coletivos este ano.
De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 252 casos de roubos a residências, contra 351 registrados no mesmo período do ano passado nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
Para o secretário, a redução se dá, sobretudo, pelo planejamento e coordenação das ações de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. “Todas essas operações que estão sendo realizadas e que mostram esses números positivos passam pelo processo de estudo e planejamento e é discutido de forma integrada por todo o Sistema de Segurança Pública para que possamos, baseados, por exemplo, nas manchas criminais e dentre outros fatores, aplicar ações que tenham um resultado efetivo”, afirmou.
O secretário destacou, ainda, as ações que estão sendo implementadas, como o reforço no policiamento com a criação do 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático, em São Luís, e que permitiu uma resposta mais rápida nas ocorrências policiais, além de ações policiais nos bairros que registram os maiores índices desse tipo de crime.
Já no combate aos crimes praticados nos veículos que realizam o transporte público, o secretário enfatizou a Operação Catraca deflagrada pela Polícia Militar e que realiza barreiras policiais com abordagens a ônibus.
Fonte: Secom