Curso teve como principal objetivo preparar os agentes para o atendimento aos turistas em diversas circunstâncias (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do setor de Qualificação Profissional, promoveu, nesta segunda-feira (13), o Curso “Pesquisa, Monitoramento e Apresentação dos Dados dos CATs” para os atendentes e estagiários das 16 unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pelo estado. A qualificação foi realizada no auditório do Edifício João Goulart, em São Luís, e capacitou mais de 20 agentes de atendimento ao turista.

O curso teve como principal objetivo preparar estes agentes para o atendimento aos turistas em todas as circunstâncias. “O curso de qualificação é totalmente focado para estes profissionais. Eles são a porta de entrada do nosso estado, são as pessoas que recebem estes turistas e possuem a missão de fazê-los se sentirem bem e à vontade nas nossas cidades, principalmente em datas comemorativas como o carnaval”, destacou o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro.

Esta qualificação ganha ainda mais importância com a perspectiva de crescimento no turismo para 2023. “No ano passado aumentamos em mais de 30% nosso fluxo de turistas no Maranhão e, neste ano, acreditamos em novo recorde diante do crescimento da rota de voos para o estado, além da promoção dos nossos destinos turísticos e da exposição do Maranhão no roteiro internacional com os Lençóis Maranhenses concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade”, destacou o secretário de Turismo, Paulo Matos.

“Muito importante para o nosso trabalho, ações como esta da Setur. Nós que trabalhamos com atendimento sempre buscamos tratar o turista da melhor forma possível e com melhores informações. Essa qualificação tem justamente este conteúdo, por isso agradecemos a preocupação do secretário Paulo Matos em melhorar o nosso trabalho”, comemorou o atendente do CAT do aeroporto de São Luís, Bento Filho, de 46 anos.

O treinamento passa por técnicas de atendimento, apresentação e abordagem ao turista. “É necessário que nossos funcionários e estagiários dos Centros de Atendimento ao Turista sejam sempre treinados e qualificados, fazendo com que o turista venha e sinta-se informado sobre o que fazer e para onde ir na nossa cidade e no nosso estado”, ressaltou a coordenadora do CAT, Marilia Ribeiro.

Durante a qualificação, os profissionais também tiveram treinamento sobre a importância da coleta de dados e informações. “Fizemos um treinamento com o pessoal falando da importância do Monitoramento de Dados. Esses agentes coletam mensalmente muitos dados nos Centros de Atendimentos aos Turistas e passamos dicas de como eles podem abordar essas pessoas, qual deve ser o teor desta coleta e explicar também como faz a tabulação e a apresentação destes dados”, destacou a coordenadora do Observatório do Turismo, Leticia Cynara.

Em 2022, mais de 15 mil turistas foram atendidos pelos Centros de Atendimento ao Turista em todo o Maranhão, segundo levantamento da Secretaria de Estado do Turismo. O CAT é uma ferramenta que oferece aos turistas informações, dicas de passeios e segurança. Ao todo são 16 pontos espalhados nos principais polos turísticos do estado.

Fonte: Setur

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