O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem, Ivo Rezende, participou nesta terça-feira (7) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em Brasília. A reunião teve como pauta definir pontos importantes da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Munícipios, que acontece entre os dias 27 e 30 de março e foi presidida pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Na ocasião, os presidentes das entidades estaduais puderam conhecer mais detalhes sobre a Marcha, como os espaços do evento e quais papeis cada entidade estadual deve desempenhar.

Em sua fala, o presidente da Famem destacou a importância da união das entidades e da Marcha na defesa das pautas municipalistas, principalmente na manutenção de um pacto federativo justo. Além disso, Ivo Rezende aproveitou a ocasião para convidar e divulgar entre os presentes o I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, que acontece nos próximos dias 13 e 14, em São Luís.

O Congresso

Com temas voltados ao municipalismo, Pacto Federativo e gestão municipal, o I Congresso Estadual do Municipalismo já tem grandes nomes confirmados como palestrantes na programação, como: o ministro da Justiça Flávio Dino; o ministro da Comunicações Juscelino Filho; e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. Além das palestras, os gestores municipais farão parte de uma programação intensa com oficinas e debates.

Ainda como parte da programação, será promovido o Prêmio Famem de Boas Práticas. A premiação tem por intuito reconhecer, valorizar e condecorar os municípios que apresentam práticas de inovação na gestão pública. Serão contemplados os projetos executados entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, que contribuíram de forma efetiva e comprovada em áreas como Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Rural, Ecossistemas de Inovação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, dentre outras. As inscrições para o congresso seguem abertas, acessando o link que está disponibilizado na bio do Instagram da Famem ou no site www.famem.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *