A imprensa tem um papel essencial, exemplo disso foi no município de Pedreiras no Maranhão. Onde a Polícia Federal realizou na semana passada, uma operação contra o desvio de recursos públicos da Saúde.

A operação que contou com cinco auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e 42 policiais federais, batizada de “Tira-Dente”, foi realizada, após notícias divulgadas na imprensa.

De acordo com a CGU, a ação combate um possível esquema criminoso que inflava a quantidade de atendimentos informados ao SUS com intuito de aumentar o valor limite de repasses ao Fundo Municipal de Saúde de Pedreiras. O município com apenas 39 mil habitantes, disse ter extraído mais de 540 mil dentes.

A partir de notícia veiculada na mídia, a CGU teve conhecimento da inserção indevida de dados no Sistema de Informações Ambulatoriais de Saúde (SIA) por vários municípios maranhenses. No caso de Pedreiras (MA), consta nos sistemas do SUS a realização de 540,6 mil exodontias (extrações dentárias) no ano de 2021, número incompatível com a sua população de 39 mil habitantes”, explicou a CGU.

O caso foi destaque na imprensa, ganhando repercussão nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *