Com informações Jorge Aragão
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, participou, na manhã dessa quarta-feira (19), da audiência pública sobre os setores portuário e aeroportuário promovida pelas Comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR), no Senado Federal, em Brasília.
Na ocasião, o ministro de Portos e Aeroportos (MPOR), Márcio França, apresentou aos senadores presentes um panorama da sua pasta e as perspectivas de atuação do novo governo em relação à infraestrutura portuária e aeroportuária para os próximos dois anos.
Para o presidente da EMAP, Gilberto Lins, a participação na audiência é uma demonstração de alinhamento com os planos do ministério para o setor. “O Porto do Itaqui é um porto delegado ao Maranhão e estratégico para o estado, o país e o mundo. Nosso porto representa um exemplo de sucesso, com investimentos em infraestrutura portuária via recursos públicos e privados, gestão moderna e projetos de inovação e sustentabilidade, alavancando não só o agronegócio, como também o setor energético”, afirmou.
Durante a audiência, o ministro Márcio França destacou a importância dos portos brasileiros para o comércio exterior e o potencial nacional no tráfego marítimo sul-americano, além de discutir propostas para expansão de hidrovias e incentivo ao setor aeroportuário do país.
Participação popular – As audiências públicas são uma forma de participação popular nas atividades do Senado Federal. Elas são realizadas pelas comissões da casa legislativa, que convocam, a cada dois anos, ministros de Estado ou titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para que prestem informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
Nessas audiências, os participantes podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania.